quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ética e desenvolvimento institucional

Ética e desenvolvimento institucional

A ética individual tem como base a natureza e carácter de cada indivíduo. Os seus princípios éticos advêm da sua consciência, da educação que teve, dos valores transmitidos e dos seus meios de sobrevivência.
A ética individual, tal como o nome indica, é muito diversificada e única, aplicável a cada pessoa, como ser único e diferente. Cada indivíduo tem a sua própria personalidade, carácter, com valores humanos e sociais. Cada indivíduo aplicará a cada situação que viva, a opção mais vantajosa para a sua vida. Se será a opção mais justa ou correcta, depois isso dependerá do seu carácter, da sua ética.
No que diz respeito à ética institucional é um conjunto de normas, mandamentos a cumprir.
O indivíduo que trabalha para determinada empresa, terá que cumprir e reger-se por determinados princípios impostos, e que por vezes, não vão de encontro aos nossos princípios, ou seja, não concordam com a nossa ética. É neste ponto, que verificamos as diferenças entre ética individual e a ética institucional. Pode-se verificar um conflito interno, prejudicando a nossa personalidade ou a nossa performance no trabalho ou na instituição que representámos.
Através desta situação, também podemos avaliar a ética individual, ou seja, é nestas situações que confirmamos o carácter de cada pessoa. Uma vez que, a partir da nossa ética podemos escolher ou lutar pela representação da instituição com a qual mais nos identificamos. Normalmente, é isso que acontece.
Para dar um exemplo, uma pessoa cuja ética assenta na ajuda ao próximo, trabalho comunitário, compaixão, bem-estar social, opta por trabalhos de voluntariado em instituições de beneficência: bombeiros, cruz vermelha, entre outros.


Para terminar, os conceitos de ética individual e de ética institucional devem estar sempre interligados através dos dez princípios éticos da administração pública que são os seguintes:


Ø Princípio do Serviço Público
Ø Princípio da Legalidade
Ø Princípio da Justiça e da Imparcialidade
Ø Princípio da Igualdade
Ø Princípio da Proporcionalidade
Ø Princípio da Colaboração e da Boa Fé
Ø Princípio da Informação e da Qualidade
Ø Princípio da Lealdade
Ø Princípio da Integridade
Ø Princípio da Competência e Responsabilidade

2 comentários: